Centro de Dia

O Centro de Dia de Cuide de Vila Verde e Serviços de Apoio Domiciliário – “Dr. António Carneiro” está instalado em novas e modernas instalações situadas na Rua do Caminho da Veiga, nº. 214, na freguesia de Cuide de Vila Verde, concelho de Ponte da Barca e iniciou a sua atividade em Junho do ano de 2010, com 30 utentes de Centro de Dia e 30 de Apoio Domiciliário.

Caracterização

O Centro de Dia de Cuide de Vila Verde “Dr. António Carneiro” é uma resposta social que contribui para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais que proporciona, durante o dia, a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio – culturais de pessoas afetadas por diferentes graus de dependência, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar.

Objetivos

  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e possibilitar a manutenção dos seus utentes, nos seus próprios domicílios.
  • Potencializar um conjunto de ações destinadas a promover a convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social.

Candidatura e admissão em Centro de Dia
É condição de admissão:

  • Ser sócio da Associação Social e Cultural dos Amigos da Barca, IPSS;
  • Não sofrer de qualquer doença contagiosa que ponha em risco a saúde dos demais utentes;
  • Usufruir de um grau de autonomia mínimo que lhe permita ir à casa de banho e alimentar-se, sem ajuda.

O processo de candidatura tem, obrigatoriamente, que ser acompanhado dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade;
  • Cartão de contribuinte ;
  • Cartão de beneficiário da Segurança Social (pensionista);
  • Cartão do Serviço Nacional de Saúde;
  • Ou cartão de cidadão comprovativo de rendimentos e/ou pensões;  Comprovativos de despesas fixas (Renda de casa, encargos fixos com transportes públicos e despesas de farmácia);  Dossiê clínico do médico de família, com informação pormenorizada sobre o estado de saúde e onde conste a descrição da terapêutica prescrita (medicação regular e respetiva posologia).

Discriminação dos Serviços Prestados:

  • Apoio social e burocrático, quando necessário.
  • Alimentação, todos os dias, para utentes de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário;
  • Higiene pessoal, de Segunda-Feira a Sexta-Feira para utentes de Centro de Dia e todos os dias aos de Apoio Domiciliário; 
  • Higiene habitacional, todos os dias, para utentes de Apoio Domiciliário;
  • Tratamento de roupas, de Segunda-Feira a Sexta-Feira para utentes de Centro de Dia e todos os dias aos de Apoio Domiciliário;
  • Cuidados de saúde a nível de enfermagem, em articulação com o Centro de Saúde local, de Segunda-Feira a Sexta-Feira.
  • Acompanhamento ao exterior / médico, mediante a disponibilidade e quando solicitado.
  • Convívio, passeios e visitas guiadas.

Ações de sensibilização/ informação

As ações de sensibilização/informação têm como principal objetivo proporcionar um envelhecimento saudável, como também uma fonte de informação para os utentes sobre as alterações que podem surgir com o envelhecimento, tanto a nível físico, psicológico, social e sobre o modo como devem enfrentá-las. Permite ainda que os idosos tenham momentos próprios onde as suas dúvidas em matéria de saúde sejam dissipadas. Os idosos padecem e convivem com variados e, por vezes, complexos problemas de saúde que, não raras vezes, geram níveis elevados de ansiedade, fadiga, depressão e, sobretudo, grandes dificuldades na habilidade psicológica para aceitar o avançar da idade e as suas consequências. São muitas das vezes pessoas que perderam a habilidade de adquirir ou reter informação recente, de formar novos conceitos, de pensar com flexibilidade, refletindo-se este facto na perda de capacidade funcional geral. Enfim, deparam-se com mudanças drásticas e limitativas na sua vida. Está aberto o caminho à passividade, à dependência e mesmo à depressão, tendo como consequência vivências caraterizadas por alterações no apetite e no sono, falta de motivação, sensação de “ser inútil”, baixos níveis de autoestima e estados de ira e ressentimento. No sentido de contrariar este quadro, tentando devolver ao idoso um dia-a-dia com qualidade e sentido, a metodologia de trabalho passa sobretudo por:

  • Projetar e realizar com os utentes atividades com metas possíveis de alcançar, que lhes permitam reconhecer, compreender e aceitar mudanças que o processo de envelhecimento acarreta nas suas atividades diárias;
  • Acompanhamento pessoal no sentido do idoso compreender que não está só e que, apesar de todas as vicissitudes e limitações, a sua vida pode ser saudavelmente ocupada de outra forma que não a da inação e dos pensamentos negativos, autodepreciativos e, por vezes, mesmo autodestrutivos;
  • Discutir e clarificar alguns tabus, muitas vezes falsos, que existem em torno do processo de envelhecimento;
  • Acompanhamento pessoal no sentido de encontrar soluções para situações particulares, nomeadamente através do estabelecimento de contactos e disponibilização de informação facilitadora de acesso a outros serviços da comunidade.

Caraterização das atividades

O idoso é, como qualquer outro, um indivíduo que atravessa um processo contínuo de desenvolvimento e de profundas transformações biológicas, psicológicas e sociais, que se inicia na génese e o acompanha até ao fim dos seus dias. Não é, portanto, nem uma criança nem um deficiente, apesar de possíveis processos evolutivos de alguma demência. Assim, a sua vasta e longa experiência de vida é sempre um fator de privilégio que temos em consideração, e por isso, a participação dos utentes na definição das regras que orientam o funcionamento do Centro de Dia, assim como a sua dinâmica diária, são um facto. Pretendemos, no fundo, que o Centro de Dia de Cuide de Vila Verde seja um espaço dos e para os utentes.

Atividades de Movimento

Têm como objetivo manter ou melhorar as capacidades físicas e intelectuais dos idosos, prevenindo possíveis atrofias e lesões, como também reabilita alguma lesão já existente. Os praticantes devem sentir-se bem e ter uma sensação agradável no final da classe, de modo a trazer-lhes um bem -estar físico e mental.

Atividades de Comunicação

Num ambiente de descontração e convívio o objetivo consiste em aperfeiçoar e valorizar a comunicação oral para uma melhor qualidade de vida.

Atividades de Animação

Tem como finalidade criar um conjunto de atividades que vai de encontro às necessidades, interesses e capacidades do idoso proporcionando-lhes ocupação dos tempos livres de uma forma lúdica e dinâmica através de momentos de convívio/confraternização e alegria.

Ateliers intergeracionais

Têm como finalidade promover o intercâmbio geracional e partilha de saberes com os mais novos – designadamente com meninos das classes maiores das Creches e das Salas de Estudo/ATL, pertencentes à instituição. Dentro desta atividade destacamos os ateliers: trabalhos manuais, expressão plástica e dança tradicional.

Passeios/visitas

Têm como finalidade proporcionar aos idosos momentos de convívio, distração e lazer entre eles, como passear e visitar locais que muitas vezes desconhecem.

Um dia para tratar assuntos pessoais

Possibilita o acesso ao Centro de Saúde/Médico/Hospital, ao Banco ou a um cabeleireiro, quando solicitado, mediante uma compensação do custo do transporte, diminuindo assim as dificuldades sentidas por eles em se deslocarem, ajudando, deste modo, a resolver as suas necessidades essenciais e aumentando ao mesmo tempo a autoestima.

Parabéns!!!

Celebra-se a data de nascimento de todos os utentes no respetivo dia, com a oferta de um bolo por parte da instituição. Pretende-se que este dia seja um espaço onde a festa em honra do aniversariante se celebre num ambiente de grande alegria e afeto.